quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Trilho PR1 - Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago

Fazer o percurso das Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago num Domingo de Sol de Janeiro, foi uma experiência muito interessante que se pode contar com algumas imagens e poucas palavras: pendentes ascendentes e descendentes razoáveis, formações graníticas a debroar a paisagem, muita água a "cantar" por todos os lados.





Perto de Vinheiros, uma subida com uns 8 ou 10 moinhos, muitos deles com ar de estarem operacionais. Esta foi para nós a zona mais bonita do percurso.




Depois foi continuar a subir até Almofrela. O restante percurso foi quase todo a descer mas com paisagens muito bonitas que o fim do dia realçou.










Perfil do Terreno


Mapa do percurso

Ver PR 1 Soalhães - Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago num mapa maior

domingo, 17 de janeiro de 2010

PR 1 Manhouce



Sábado de muita chuva aventuramo-nos a fazer o PR 1 Manhouce, perto de S.Pedro do Sul. À chuva, lá fomos resistindo e de Manhouce chegamos a Lageal. No caminho para o próximo lugar, Malfeitoso, passamos uma subida em lageado com alguma pendente que se tinha transformado numa pequena ribeira.  Com muito cuidado lá conseguimos chegar a Malfeitoso. O próximo lugar era Salgueiro e pelo caminho, uma Reserva de Azevinho. Não conseguimos chegar à Reserva. O caminho virou rio de águas violentas e o mato à volta não aconselhava a procurar caminho alternativo.
Voltamos para trás com vontade de esperar pela Primavera para repetir este percurso.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Trilho do Castelo de Paderne

O Castelo de Paderne é uma construção do século XII, em taipa e de origem islâmica. O terramoto de 1755 destruiu uma parte substancial das suas estruturas. O Castelo teve importância pela posição estratégica de domínio do vale da ribeira de Quarteira.
O Trilho do Castelo de Paderne desenvolve-se pelas margens desta ribeira. É fácil e permite observar a ocupação agrícola e a flora das margens da ribeira. Uma ponte de 3 arcos de origem romana  permite o atravessamento da ribeira, para a subida ao Castelo.



quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Trilho do Barril



O Trilho do Barril, com início em Pedras d'El Rei, desenrola-se por um caminho muito fácil e bonito, paralelo à linha do pequeno comboio que liga o aldeamento à Praia do Barril. A paisagem do sapal e depois a dunar, são  os primeiros motivos de interesse.  A praia é extensa e excelente. Na duna contígua ao restaurante de apoio à praia, depositaram  âncoras dos barcos de pesca ao atum e sardinha que se foram desactivando, constituindo hoje uma atracção turística.  Como são centenas de âncoras, o Cemitério das Âncoras é um testemunho da morte de uma indústria no Algarve e um local privilegiado para quem gosta de fotografia.


Mapa do Percurso



Perfil do Percurso


Ver Trilho do Barril num mapa maior

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Silves


A cidade de Silves tem uma cor  única, sendo por isso muito interessante de (re)visitar. No Castelo foi realizado um excelente trabalho de recuperação, tornando este espaço um documento de compreensão da ocupação e importância do local, ao longo do tempo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...