quarta-feira, 31 de março de 2010

Portela de Leonte ao Borrageiro



Iniciamos o percurso junto da Portela de Leonte (862m) e pretendíamos chegar ao Borrageiro (1420m), um desnível apreciável que se realiza em cerca de 4,5 Km mas com indicações de ter paisagens fantásticas.
Logo no início ficamos surpreendidos com vestígios de neve, coisa que não contavamos ali e já em fins de Março. Subindo, subindo, subindo por uma calçada antiga de lageado chegamos ao Prado de Mourô (1100m). Fantástica a sensação de ver aquele espaço verde e plano com a mariola maior do planeta no centro e ao longe a neve a decorar os cumes dos montes. Aí tivemos a sensação de estar a realizar o mais bonito percurso até agora efectuado.

 

Prado de Mourô


 

Depois de saborearmos o local, lá continuamos a subir.

 

Aos 1200 metros, deparou-se-nos a impressionante vista do Vale do Teixeira e lá continuamos a subida em direcção ao Borrageiro. A partir daí, o que era curiosidade  e ocasional, passou a ser a constante: neve, neve, neve e a cada passo mais. Bonito, muito bonito, mas cada vez se percebia pior o caminho e era mais difícil caminhar. Passada a Chã da Fonte, começamos a enterrar os pés na neve até aos joelhos e decidimos que, embora estivessemos nos 1400 m  e o Borrageiro (1420 m) já ali à vista, não iríamos subir mais. O percurso é tão bonito que havemos de voltar lá para o fim da Primavera, num dia claro para contemplarmos as vistas que de lá anunciam.


O Espírito de sobrevivência das plantas é um incentivo para nós!


Na descida podemos apreciar melhor as esculturas de granito e madeira que a Natureza se encarrega de ir produzindo.


Mapa do Percurso

Ver Portela de Leonte Borrageiro num mapa maior

Perfil do Percurso




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...