sábado, 11 de dezembro de 2010

Sé Catedral do Porto

 A Sé Catedral do Porto foi mandada erigir em 1.100 por D. Hugo de Pitões, Bispo do Porto. Foi este Bispo, que a pedido de D. Afonso Henriques, convenceu uma frota de cruzados que pararam na cidade em viagem com destino à Palestina, a pararem de novo junto a Lisboa e ajudarem D. Afonso Henriques a conquistar a cidade. 
O edifício da Sé é de construção românica mas sofreu ao longo dos séculos diversas intervenções,  a última na fachada lateral, em estilo barroco pelo arquitecto italiano Nicolau Nasoni. Nesta fachada encontramos dois pormenores interessantes: as medidas padrão, para ali poderem ser aferidas as medidas usadas na cidade e nas feiras e uma caravela esculpida para indicar que a cidade à volta, era uma cidade de marinheiros.


No interior, domina-nos a imponência e sobriedade da nave central e da rosácea da traça inicial que promovem uma grande religiosidade ao local e uma acústica notável. Depois aparecem os pormenores: a imagem da Nossa Senhora de Vandoma, padroeira da cidade, um altar em prata de grande valor que foi escondido por uma parede de gesso durante as invasões francesas e que graças a isso ainda o podemos hoje apreciar, a talha dourada da capela-mor, as imagens de José, Maria e do Menino com uma palmeira atrás, influência das nossa viagens marítimas, frescos da autoria de Nicolau Nasoni, as monumentais pias de água benta  e dois órgãos os séc. XVII e XVIII.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...