O Trilho da Águia do Sarilhão, inicia-se junto do Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas. O Museu documenta muito bem a história geológica da zona do Gerês, a sua fauna e flora e também reconstitui a vida doméstica dos habitantes da aldeia submersa de Vilarinho das Furnas. Aconselhamos a sua visita antes de se realizar o percurso para que se possa aperceber das características da zona, como por exemplo os vários tipos de granito que se encontram no percurso.
No início do percurso, a curiosidade é um bonito cruzeiro feito com base num marco miliário da antiga estrada romana ( Via Nova - Geira ) que ligava Braga a Astorga. O percurso continua com um pouco de alcatrão, permitindo ainda ver outro marco miliário junto a uma habitação.
Depois o percurso segue por caminhos tradicionais até à beira da albufeira de Vilarinho das Furnas, passando por uma floresta, onde o medronheiro e o azevinho abundam.
Depois, junto à albufeira, uma grande zona ardida no último Verão que a Natureza já está a iniciar a recuperação, vendo-se muitas novas plantas a nascer.
e termina no Museu, onde se iniciou.
Como terminamos mais cedo o percurso, resolvemos ir rever a margem direita da albufeira, fazendo o percurso entre a barragem e a zona em que está submersa a aldeia de Vilarinho das Furnas.
Cascata
Albufeira
Traçado Do Percurso
Perfil do Percurso
Análise do Percurso
Sem comentários:
Enviar um comentário