segunda-feira, 17 de maio de 2010

Trilho Cambarinho a Farves - Reserva Botânica de Loendros


Procuramos este trilho por sabermos da existência em Cambarinho de uma Reserva Botânica de Loendros, arbusto que floresce entre 15 de Maio e 15 de Junho e que existe nesta zona de forma espontânea. As zonas já floridas estavam muito bonitas, mas percebemos que se tivéssemos optado por só fazer o trilho em Junho, teríamos então presenciado o apogeu da floração.


Foram motivos de grande interesse, para além dos loendros, as urzes e tojos floridos, os terrenos cultivados e a paisagem que se perscrutava cada vez mais alargada à medida que subíamos uma calçada medieval. Como o percurso oficial não é circular, resolvemos segui-lo só até Farves e voltar pelo mesmo caminho, tanto mais que a meteorologia estava cada vez mais ameaçadora.


A aldeia de Farves tem muitas casas e poucos habitantes. No entanto, aqueles que contactamos foram de uma grande simpatia. Depois voltamos com passo apressado a Cambarinho pois a trovoada que se ouvia, passou também a ver-se e cada vez mais perto. De repente à trovoada, juntou-se a chuva e depois o granizo e foi mesmo com passo muito apressado que alcançamos o carro.



Mapa do Percurso


Ver Cambarinho a Farves num mapa maior

Ficheiro GPX do percurso efectuado

Perfil do Percurso




Análise do Percurso




Marcações

O percurso efectuado foi  por nós idealizado e na parte que coincidia com o percurso oficial estava bem marcado com as Normas da FPCC.

Pontos de Interesse

Reserva Nacional de Loendros, calçada medieval, paisagem, aldeia de Farves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...