domingo, 4 de julho de 2010

Trilho Leonte Borrageiro Prados


O percurso Leonte, Borrageiro, Prados é fantástico e é essencial para se conhecer verdadeiramente o Gerês. Na Primavera tardia e Verão, quando a neve e o gelo desaparecem, as zonas mais planas dos 1.200, 1.300 m, transformam-se em relvados fantásticos que são usados para alojar e alimentar o gado. Este percurso sobe até ao Borrageiro(1430m) e depois passa por 4 ou 5 dos prados mais importantes da zona.
Já tínhamos tentado fazer este trilho em Março. Na altura deparamos com muita neve a partir dos 1.300 metros e a cerca de 200 metros das antenas do Borrageiro, quando já nos enterrávamos até ao joelho, resolvemos voltar para trás, à Portela de Leonte. O que vimos e sentimos na altura, fez-nos pensar em voltar e foi o que fizemos este sábado, acompanhados de uma dúzia de bons e divertidos amigos.

O percurso inicia-se por trás da casinhota de madeira da portagem da Portela de Leonte e por uma calçada lajeada vai rapidamente subindo e permitindo panorâmicas cada vez mais largas daquela área. Um grande número de árvores secas impõe-se no recorte, desafiando o olhar e a objectiva.


Aos 1.100 metros chegamos ao Prado de Mourô. Tapete verde, salpicado nesta altura com flores amarelas , tem uma grande mariola ao centro e um abrigo de pastores . Os 300 metros de desnível vencidos, o local e as vistas, aconselharam o grupo à primeira paragem de reabastecimento.



Estômago mais tranquilo e espírito encantado com o local, lá seguimos viagem, parando de novo no patamar frontal do Vale Teixeira, agora já nos 1.200 m. Ficou ali a promessa de voltarmos, para seguir o trilho  no Vale Teixeira em busca de umas poças de água que deixaram saudades a alguns dos elementos.


Á medida que subíamos, o horizonte alargava-se cada vez mais com panoramas que as fotografias não conseguem registar.

Já perto dos 1.300m o encontro com uma manada que ruidosamente reclamou da nossa presença intrusa.


Uma bezerra foi-se esconder com mimo atrás da mãe, sabendo que esta tinha grandes argumentos para a defender.


Depois foi a subida até às antenas do Borrageiro, que com os seus 1.430 m, é o 2º ponto mais alto de Gerês e que por isso oferece panorâmicas fantásticas. Almoçamos neste topo do mundo.


O trilho continua, passando pelos principais prados da zona: Chã da Fonte, Conho, Messe, Coveiros...


Para a posteridade a coragem de quem foi capaz de dar umas cascas de laranja na boca da vaca 1490.


Créditos para o sobrinho Miguel que fotografou o momento e que depois disparou a preto e branco assim...


Mais prados e uma poça que foi irresistível para dois companheiros.


O prado da Messe e as ruínas de uma construção que dizem foi feita para servir de casa de caça de um Rei, mas que nunca foi usada por ele.


Árvore em ruínas no Prado da Messe, mas muito mais bonita que a Casa do Rei...


Finalmente vimos alguns garranos.


No início da descida das Sombrosas, erosão de rocha com efeitos curiosos.


Não é da Ilha da Páscoa, mas até parece.


A descida das Sombrosas, nunca mais acaba e ensina que a descer, embora todos os santos ajudem, é também prudente e necessário fazê-lo com muito cuidado!...


Depois, pela conhecida Mata de Albergaria, foram 3 Km até à Portela de Leonte, a pensar que vivemos um dia intenso que fica gravado com imagens de locais fantásticos. 
Na Vila do Gerês, o lanche da praxe, com os mais gulosos a preferirem os gelados e os mais esfomeados a optarem pelas francesinhas. Enfim, todos os pecados são perdoados depois de 16 Km e 10 Horas de marcha...

Mapa do Percurso


Ver Leonte Borrageiro Prados num mapa maior



Perfil do Percurso



Marcações

O percurso não tem marcações oficiais embora existam muitas mariolas a indicar o trilho.


Actividade:  Percurso pedestre de Leonte às antenas do Borrageiro, seguindo depois pelos prados e descendo a Sombrosa até Albergaria.
Local de Início: Portela de Leonte
          GPS:   N41.76717 W8.14692 Altitude:863 m
Local de Chegada: idem. ( percurso circular )
Distância Total: 16,4 Km
Tempo de realização: 10 H 12 m
Condições Específicas: Percurso com uma ascendente inicial de cerca de 600m em 4,5 Km e uma descida para Albergaria de grande declive.

Pontos de Interesse

Panorâmicas fantásticas, Prados de Mourô, Messe, Conho e Coveiros, Casa do Rei, "Estátuas" de Granito, descida da Sombrosas e Mata de Albergaria.


2 comentários:

  1. Onde posso eu encontrar um guia para fazer esse trajecto ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O percurso está marcado com mariolas. O problema é que se cruzam vários trilhos e quem não conhecer bem o percurso facilmente se engana no rumo. Para fazer este trilho é necessário alguma experiência e de preferência deve ser usado o gps com o trilho.
      Pode encontrar a descrição do trilho e dos seus pontos de interesse em http://www.adere-pg.pt/trilhos/frame-conteudo-percursos.php?id_percurso=11

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...