sábado, 16 de outubro de 2010

PR 1 Manhouce



O facto de na freguesia de Manhouce confinarem territórios de S.Pedro do Sul, Arouca e Vale de Cambra, seria suficiente para algum desenvolvimento. Contudo o factor histórico que mais contribuiu para o seu desenvolvimento foi o facto de ser atravessada pela estrada romana que ligava Viseu ao Porto e que naquela freguesia se perfazia metade da viagem. Foi então desde muito cedo, local de passagem e de pernoita de viajantes e criou condições para bem receber quem por lá passava. Outras estradas se fizeram e outros caminhos são usados e Manhouce deixou de ficar na rota. Ficaram os cantares do Grupo de Cantares de Manhouce e a sua figura tutelar, Isabel Silvestre, que tão bem imortalizaram em co-autoria "A pronúncia do Norte".
Conhecendo estes factos e sabendo da existência de um trilho que saindo de Manhouce, passa pelas suas principais aldeias, já o tínhamos tentado realizar. Contudo, o dia escolhido, chuvoso e antecedido de outros dias com chuva, obrigou-nos a abortar o trilho, parados por um caminho que se tinha transformado num rio.
 Tínhamos resolvido voltar e foi agora.
O trilho inicia-se junto da escola primária e o percurso pelo meio da aldeia revela a curiosidade de muitas casas terem afixadas placas de xisto com o nome do dono ou a sua profissão.


Na saída da aldeia e no caminho do Lageal, o percurso passa por uma zona queimada no recente Verão, desfeada por uns anos.









Mapa do Percurso

Ver PR 1 Manhouce num mapa maior



Perfil do Percurso

Marcações

O percurso está irregularmente marcado havendo zonas afectadas pelo incêndio e outras que necessitam de manutenção.

Actividade:  Percurso pedestre circular na Serra da Gralheira, partindo de Manhouce
Local de Início: O início do percurso faz-se junto ao largo da Escola Primária.
GPS:   N40.82481 W8.21402 Altitude:710 m
Local de Chegada: idem. ( percurso circular )
Distância Total: 14,8 Km
Tempo de realização: 05 H 51 m
Condições Específicas: Percurso fácil, embora só se deva fazer nas estações secas. 

Pontos de Interesse

Aldeia de Manhouce, lugares de Lageal e Malfeitoso, Salgueiro, Bondança e Gestosinho. reserva de azevinho junto a Bondança. Quedas de água no Rio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...