O Trilho do Curro da Velha inicia-se junto a uma antiga casa do guarda, no lugar de Pousios, a cerca de 10 Km de Castro Laboreiro.
Sobre a esquerda da casa do guarda, existe um caminho lajeado que sobe até aos currais do Curro da Velha, desfrutando-se quer no percurso, quer lá em cima, uma vista fabulosa. De lá pode-se ver a zona onde acaba o Planalto de Castro Laboreiro e começa a Serra da Peneda, com as suas enormes e constantes massas graníticas.
Lá em cima, rochedos de formas diferentes, convivem com as zonas mais planas e verdes de pasto do gado.
Continuando pelo Chão da Roca, encontramos uma casa de pastores e avistamos, lá em baixo, muito em baixo o Rio Laboreiro que será o nosso próximo destino e que serve de fronteira, naquela zona, entre Portugal e Espanha.
A descida é de grande declive e feita em terreno escorregadio, tendo de se ter um grande cuidado na sua realização. A imagem que se obtém de lá, do Rio Laboreiro e da povoação de Ribeiro de Baixo, é magnífica.
Tradição em dias de sol nesta altura do ano, as queimadas de montes feitas pelos pastores para queimar a urze e a carqueja secas e permitir que as chuvas da Primavera, façam crescer a erva para a alimentação dos animais. Para quem percorre os trilhos é contudo um factor de grande risco porque uma mudança de vento pode trazer-nos o fogo para cima.
Muito bonitos os campos e casas de Ribeiro de Baixo e os relevos já do lado de Espanha.
Fronteira bonita esta que o Rio Laboreiro assegura.
Mapa do Percurso
Perfil do Percurso
Sem comentários:
Enviar um comentário