terça-feira, 17 de julho de 2012

Ponte do Lima




Ponte do Lima é a mais antiga ( e bonita) Vila de Portugal. Com Foral de D. Teresa, soube ao longo destes séculos resistir à facilidade de passar a cidade, embora tenha tudo o que necessita para o ter: equipamentos, população, tradição, acessos, encanto,  atractividade e quer por vontade própria manter-se como Vila! Sabe também que sendo bonita não pode existir só por isso e fervilha em acontecimentos para todas as idades e públicos: Festa do Cavalo, Festival Internacional dos Jardins, a  largada da Vaca das Cordas, as Feiras Novas,... Quem mesmo de longe nunca foi a nenhuma destas actividades? Se juntarmos a tudo isto uma gastronomia que prende pela qualidade e sabor, compreendemos as escolhas que a Vila mais (antiga) Bonita de Portugal tem feito... E já há mais de mil anos, construiu uma ponte muito bonita para atrair todos aqueles que necessitavam de passar o Lima ...


O dinamismo desta imagem lembra o vigor das artes e lides da região.


Já foi Cadeia, agora é Posto de Turismo e de exposições.


A rudeza das tarefas do dia a dia, vira alegria ao Domingo quando as pessoas se juntam e dançam ao som das concertinas e dos cantares ao desafio.



Painel dos alunos do artista plástico Mário Rocha


Conservada e Conservadora, mas já tem TGV! O TGV do Lima, percorre a Vila espalhando a alegria de quem o contrata.




A Festa do Cavalo ainda está presente nas iluminações.




Os 4 Jardins do Arnado são um regalo para os sentidos.












 E hei-los: a Ponte, o Lima e Ponte do Lima.
 Visitem com tempo, descobrindo e saboreando.



segunda-feira, 16 de julho de 2012

Festival Internacional de Jardins 2102 - Ponte de Lima




O primeiro ano fomos para ver como era, depois ficou a necessidade anual de ver a inventiva à solta em que os jardins são só o pormenor. Ou melhor, ver a inventiva à solta a transformar temas difíceis em alegorias do olhar e sentir. É certo que a maior parte são as plantas que temos nos nossos jardins, falta-nos sim a imaginação para as dispor desta ou daquela maneira ou mesmo de versar um tema no nosso jardim. Tenho-me limitado a ver as plantas e as flores a percorrer o seu ciclo de vida, crescendo, florindo, encantando. Será talvez um desafio novo escolher um tema para as plantas do meu jardim ou um lema que lhes dê sentido, quiçá um teorema para o seu encanto demonstrar.


























Ao Jardim do Arnado ali perto,  fomos roubar esta imagem de Water Lily


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...