quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Covão da Ametade Cântaro Gordo

Conhecíamos a Serra da Estrela como turistas ocasionais, atrás da neve, do sku, dos cães e do queijo. Bem para sermos honestos, quanto ao queijo não somos turistas ocasionais, somos fãs dedicados...
Agora que o Verão lhe retirou o seu manto de noiva, resolvemos revisitar a Serra para conhecermos melhor os seus detalhes e contornos.
Começamos por lhe dar a volta, Sabugueiro, Lagoa Comprida, Torre, Senhora da Boa Estrela e os seus blocos pedunculares,...

...Vale Glaciar do Zêzere, Manteigas,  Mondeguinho- a nascente do Mondego, Penhas da Saúde, Penhas Douradas,...


Como ponto alto, tínhamos planeado uma caminhada na Serra, efectuando o percurso designado como Ex-libris, 16 Km de puro prazer, subindo e caminhado pelo meio das rudezas da Serra.
Iniciamos o percurso pelas 11 horas, no Covão da Ametade, área de lazer muito bonita, debruada com vidoeiros e onde podemos ver o jovem Zêzere a dar os primeiros passos. Na era glaciar, este local  era uma zona de acumulação de neves e gelo (circo glaciárico).


Depois começamos a subir, a subir sempre com o Cântaro Magro no horizonte. O Cântaro Magro é um paraíso para quem se dedica à escalada, sempre com jovens radicais que pretendem vencer um dos mais difíceis locais de escalada do País.


Por acesso cada vez mais penoso, atingimos o Covão Cimeiro, local onde se iniciava o glaciar do Vale do Zêzere. Impressiona aquela zona nesta altura do ano, verde e plana, e rodeada por um verdadeiro anfiteatro rochoso, ensombrado pelos Cântaros Magro e Gordo ( formações graníticas de enormes dimensões com a forma de Cântaros).
Continuamos a subir para o Cântaro Gordo. O declive aumentou ainda mais, o calor a fazer-se sentir muito, as marcações tornaram-se cada vez mais escassas, sem trilho, o percurso a fazer-se, saltando e  subindo de pedra em pedra. Contudo a paisagem era fantástica!

Eram 14h e 20m,  atingimos os 1794 metros e agora nem trilho, nem marcações, nem mariolas. Pouco faltava para o cimo do Cântaro Gordo e não encontrávamos a continuação do caminho. Atendendo à hora , ao tamanho do dia nesta altura do ano e ao que nos faltava percorrer, não era aconselhável continuar. Verificamos que ao escolher aquele trilho e ao iniciá-lo às 11h, tínhamos tido mais olhos que barriga. e pouco juízo como nos tinham avisado. Resolvemos tratar de imediato da barriga e iniciar o percurso de volta pelo mesmo caminho.


E lá voltamos ao tranquilo Covão da Ametade, agora com mais calma para saborear as fantásticas vistas que a Serra nos oferecia.Contudo se a subida tinha sido a mais íngreme que tínhamos feito até agora, a descida pelo mesmo caminho foi tão ou mais difícil de fazer.
Terminado o percurso, descemos de carro o Vale Glaciar do Zêzere, fantástico testemunho da Era Glaciar.
Jantar em Manteigas com sabores serranos foi escolha recompensadora do esforço realizado no dia.



Vista do planalto de Seia e da Igreja de Nossa Senhora do Espinheiro, mandada construir por D. Afonso Henriques para pagar a Nossa Senhora de o ter salvo de uma alcateia de lobos.


Seia - Câmara Municipal, Igreja Matriz e da Misericórdia


Museu do Pão em Seia - A não perder, tem um longo repositório dos diferentes tipos de pão usados nas diversas regiões do País, a importância do pão nas religiões e muitas esculturas de presidentes da república feitas em pão.


Seia - Museu do Brinquedo. Foi bom relembrar alguns saudosos brinquedos que nos preencheram os tempos livres e outros com que sempre sonhamos e que por culpa da sorte e distracção dos padrinhos, nunca tivemos.


Em Seia, a ver ainda o Centro de Interpretação da Serra da Estrela, repleto de tecnologia e de informação sobre o Parque Nacional da Serra da Estrela e que merece bem duas horas do nosso melhor tempo.

Com neve ou sem neve a Serra é encantadora. Havemos de voltar em breve.

Mapa do Percurso


Ver Covão da Ametade Cantaro Gordo num mapa maior




Perfil do Percurso



Marcações

Percurso com algumas marcações no início, mas muito confuso no cimo junto ao Cântaro Gordo .

Actividade:  Percurso pedestre de subida ao Cântaro Gordo
Local de Início: Iniciamos o percurso no Covão da Ametade
GPS:   N 40.32846  W 7.58742 Altitude:1389 m      
Local de Chegada: idem. ( percurso circular )
Distância Total: 3,9 Km
Tempo de realização: 06 H 45 m
Condições Específicas: Percurso com piso muito irregular com desníveis elevadissimos 

Pontos de Interesse

Zona de lazer do Covão da Ametade, Anfiteatro granítico à volta do Covão Cimeiro, Paisagens fantásticas da Serra da Estrela.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...