O Castelo de Bragança faz-se notar quer ao longe pelo seu ar forte, dominador e dissuasor dos inimigos que moravam perto, quer ao perto pelas bonitas formas da muralha e da Torre de Menagem.
No seu interior existe um Museu Militar que documenta o armamento usado desde o início da nacionalidade até aos século passado.
No seu interior existe um Museu Militar que documenta o armamento usado desde o início da nacionalidade até aos século passado.
Subir até ao topo da Torre de Menagem é uma prova de boa saúde e também a oportunidade de desfrutar de uma paisagem alargada e muito bonita, quer do casario da cidade quer dos campos e montes das proximidades.
Pormenor do fato, patente no Museu, que Gungunhana usou quando, preso em Lisboa, se avistou com o Rei D. Carlos.
Contígua ao Castelo, a Igreja de Santa Maria deve ter visita obrigatória ao seu magnífico interior, pleno de religosidade, com um altar riquíssimo e um notável tecto pintado.
Ao lado, o Dómus Municipalis, local de reunião e também ponto de recolha de água para a cisterna da Cidadela.
O Pelourinho é muito curioso, pois destinado a castigar e a executar os condenados, tem na sua base uma porca da vida, símbolo de fecundidade.
Na rua que desce para a Porta da Vila, encontramos o Museu do Traje Ibérico, com muitos exemplares de trajes dos rituais carnavalescos da zona de Trás-dos-Montes e das zonas vizinhas de Espanha.
Sem comentários:
Enviar um comentário