sábado, 1 de outubro de 2011

Amarante


No início do Séc XIII, regressado da Terra Santa depois de muito orar e peregrinar, Gundisalvus passou por aqui e encontrou este local com um rio embora mais revolto, mas já tão bonito como hoje. Cansado dos pecados dos homens resolveu isolar-se naquela zona e ali construir uma Ermida. Mas o isolamento não lhe estragou a fama de homem bondoso e santo e os peregrinos começaram a chegar e alguns milagres a realizarem-se, espalhando-se ainda mais a sua áurea. Foi então que promoveu a construção de uma Igreja no local da primeira Ermida e de uma ponte sobre o Rio Tâmega que naquele tempo, sem as barragens que hoje o dominam corria impetuoso, impedindo os peregrinos da outra margem de ali chegarem.
Virou Santo e hoje é conhecido por São Gonçalo de Amarante. A ponte da altura ruiu na Idade Média com as diabruras do Tâmega, sendo substituída pela que hoje conhecemos e que tão bem fica nas fotografias e postais da zona. Ponte forte em terra de gente heróica que tão bem o soube demonstrar  durante as investidas dos franceses durante as invasões.


A Igreja também foi substituída no Século XVI pela actual com o Convento anexo.


A sua construção foi  patrocinada por D. João III, D. Sebastião, D. Catarina e Filipe I ( de Castela).


Por cima da nave da Igreja, existe a Galeria dos Reis, com estátuas dos 4 Reis que a patrocinaram. Porque será que o rei ocupante castelhano, Filipe I, foi esculpido com as pernas tortas? Talvez porque aquela gente heróica esperasse que Deus, a pedido de S. Gonçalo, criasse condições para que o ocupante caísse mais facilmente do pedestal em que se colocou em Portugal e nos deixasse em paz!


Na vila, as ruas estreitas têm ainda as marcas das cheias que os anos mais rigorosos provocavam.


Zona de fronteira entre o Entre-Douro-e-Minho e Trás-os-Montes, encontramos os bons produtos e os excelentes sabores das duas zonas. Como a Gula é um dos pecados mais praticados pelos portugueses, este é um local fantástico para pecar... pois S. Gonçalo de certeza que compreende e perdoa. Aconselho a escolher para a deslocação a Amarante, um condutor  que só goste de Coca-Cola...


O Rio hoje manso é palco para o divertimento.


São também um regalo para os olhos, as imagens que nos apresenta.



No Convento funciona o Museu de Amadeo de Souza-Cardoso, ilustre filho da região( no pictures inside).


Interior do 2º Claustro


Pormenor das janelas


1º Piso do 1º Claustro


Interior do 1º Claustro com Fonte.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...