Dia bonito e cabeça cheia de ilusões: vamos fazer o Trilho dos Incas! E lá fomos, com início junto do cruzeiro da Rua Principal de Póvoa das Leiras. À frente as curvas da Serra da Freita e da Ribeira, prometiam delícias para o olhar.
Depois dos primeiros metros, as ondulações da Serra da Ribeira e lá muito ao fundo o nosso primeiro destino: Covelo de Paivô.
Esta primeira parte do percurso é feita a meia encosta e por cima de placas de xisto, daí terem chamado a este trilho o Inca Trail.
O dia está bonito e a paisagem ajuda muito a que se goste de tudo o que se vê.
O percurso pelo cimo do monte e a imponência dos montes vizinhos fazem-nos sentir importantes e especiais por ali podermos estar.
Depois descemos muito e na aproximação a Covelo de Paivô encontramos o rio de mesmo nome e as leiras tratadas para a agricultura de subsistência.
Paramos para almoçar abençoados pela Igreja de Covelo. Conversa fácil e boa que fez o tempo curto. Rapidamente tivemos que avançar porque ainda nos faltavam 10 km e uma subida bastante íngreme.
Começamos a subir para Regoufe, verificando a excelente exposição solar de Covelo.
Calçada medieval, muito bonita mas que se estava a fazer difícil debaixo do fantástico sol que este Outubro nos tem brindado.
Continuamos a subir e começamos a sentir câimbras nos músculos das pernas, que cada vez se agravavam mais. A paisagem essa continuava a desafiar o olhar e a câmara.
Ao lado, duas cabras desafiavam o equilíbrio e enchiam-nos de inveja com a facilidade que mostravam a subir os penhascos que nos rodeavam.
Enfim, chegados a Regoufe com dores nas pernas já quase insuportáveis, tomamos a decisão de não continuar com o grupo o percurso até à Povoa das Leiras e procurar um táxi que nos levasse pela estrada até ao local em que tínhamos deixado o carro.
E foi junto à Igreja de Regoufe que terminamos o percurso.
Depois, já na Póvoa das Leiras, foi esperar pelos amigos que tinham continuado o percurso, assistindo às fantásticas imagens que o fim de tarde propicia naquela zona.
Os amigos chegaram quase de noite, muito arranhados pelo corta-mato que tiveram que fazer e muito cansados pela íngreme subida que realizaram entre o Rio Paivô e o cimo da Serra da Ribeira.
A parte do trilho que realizamos entre Póvoa das Leiras, Covêlo e Regoufe é muito cansativo, mas pode ser feito por qualquer um. A ligação de Regoufe à Póvoa das Leiras só pode ser feita por quem esteja bem preparado .
Ver trilho no Wikiloc aqui
Outros trilhos realizados perto:
Mapa do Percurso
Perfil do Percurso
Sem comentários:
Enviar um comentário